Inicio Destaque ESPECIAL: OS 5 MELHORES E PIORES REMAKES DO CINEMA

ESPECIAL: OS 5 MELHORES E PIORES REMAKES DO CINEMA

Quando recontar um clássico pode te levar à glória ou ao fracasso.

1116
0
COMPARTILHE

hollywood-remake

Os remakes no cinema são muito comuns. Recontar uma história com novas técnicas e estéticas, para um novo público, pode revitalizar um filme, porém o perigo em mexer com um clássico que está em seu panteão, pode ser um fracasso colossal.

E com a estreia do remake de Ben-Hur, fiz uma lista com filmes cujos remakes funcionaram e outros que nós preferimos esquecer.

Começando com os Melhores:

internal-affairs-departed

Original: Conflitos Internos (2002)

Remake: Os Infiltrados (2006)

Conflitos Internos, original de Hong Kong, é um ótimo filme e nas mãos de Martin Scorsese, que é um gênio do gênero, se torna uma obra prima. Os Infiltrados é frenético e as atuações de Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio e Matt Damon transformam essa obra em um espetáculo. Sem falar que a Academia se redimiu dando o Oscar de melhor direção para Scorsese.

oceans-eleven-original-remake

Original: Onze Homens e um Segredo (1960)

Remake: Onze Homens e um Segredo (2001)

O original de 1960 tinha no elenco Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr. e Peter Lawford, mas não foi muito recebido na época. Porém, o filme de Steve Soderbergh transformou a trama em algo bem mais envolvente. Soderbergh também contou com um grande elenco com nomes como George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts e Matt Damon.

scarface-original-remake

Original: Scarface, a vergonha de uma nação (1932)

Remake: Scarface (1983)

Existe um motivo para que esse remake superar o original: Al Pacino. Claro que clássico de 1932 é bom, mas a atuação de Pacino, mostrando a ascensão e queda de Tony Montana, é uma das melhores de sua carreira.

true-grit-remake-original

Original: Bravura Indômita (1969)

Remake: Bravura Indômita (2010)

O clássico estrelado por John Wayne lhe rendeu seu único Oscar. Mas em 2010, os Irmãos Coen resgataram o longa, transformando-o, para alguns, em algo melhor que o original. O filme teve 10 indicações ao Oscar, incluindo de melhor ator para Jeff Bridges.

ben-hur-remake-original

Original: Ben-Hur (1925)

Remake: Ben- Hur (1959)

Nada mais justo que colocar os filmes que originou essa lista. Apesar de não serem as únicas adaptações no cinema, os longas de 1925 e 1959 são os mais importantes. O filme de 25 até tem sua importância, mas se formos comparar com um dos melhores épicos já feitos, vencedor de 11 Oscars, vira injustiça.

Agora os Piores:

carrie-remake-original

Original: Carrie, a estranha (1976)

Remake: Carrie, a estranha (2013)

Carrie, a estranha de Brain de Palma é um dos melhores filmes de terror já feitos, pois além de assustador, trata temas como religião, bullying e outros arquétipos com maestria. O filme de 2013, é apenas um filme que tenta usar o plot e seus atores para catapultar o filme para sucesso, abordando esses temas superficialmente.

psycho-remake-original

Original: Psicose (1960)

Remake: Psicose (1998)

Uma coisa é você homenagear e referenciar o filme que você está recriando, e outra e você copiar os planos, colorir o filme e chamá-lo de “novo”. Gus Van Sant além de copiar o filme de Hitchcock ainda introduz uma cena porca de masturbação no filme. Desnecessário.

planet-of-the-apes-original-remake

Original: Planetas dos Macacos (1968)

Remake: Planetas dos Macacos (2001)

Definitivamente Tim Burton gostaria de esquecer esse filme. Um filme com roteiro falho, que tenta forçar um romance humano e símio e presta referências ao filme original com pobreza narrativa gigantesca.

oldboy-original-remake

Original: Oldboy (2003)

Remake: Oldboy – Dias de Vingança (2013)

Esse filme é uma afronta ao original. Além de não usar do melhor das características do diretor Spike Lee, o filme usa de uma narrativa desastrosa e atuações que nem se quer lembram o original.

conan-original-remake

Original: Conan, O Bárbaro (1982)

Remake: Conan, O Bárbaro (2011)

O filme de 2011 é só uma tentativa barata de tentar vender a experiência de 82, mas com uma narrativa pobre e personagens que não cativam.

 

Que outros remakes você acham que superaram a versão original e quais você gostaria de esquecer?

Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando