Inicio Animação JOHN LASSETER É AFASTADO DA DISNEY DEFINITIVAMENTE

JOHN LASSETER É AFASTADO DA DISNEY DEFINITIVAMENTE

Ele havia sido afastado temporariamente após escândalo.

139
1
COMPARTILHE

A Walt Disney Co. anunciou nessa sexta-feira que o chefe de animação da Disney e Pixar, John Lasseter, será afastado do cargo definitivamente até o fim do ano. Ele havia sido afastado em novembro do ano passado por um período de seis meses após surgirem várias acusações de assédio, avanços indesejados a funcionárias e por promover um ambiente de trabalho tóxico no estúdio.

“John fez um trabalho extraordinário na Pixar e na Disney Animation, reinventando o negócio de animação, assumindo riscos de tirar o fôlego e contando histórias originais de alta qualidade que durarão para sempre ”, disse o CEO da Disney, Bob Iger. “Estamos profundamente gratos por suas contribuições, que incluíram uma reviravolta magistral e notável do The Walt Disney Animation Studios. Uma das maiores realizações de John é montar uma equipe de grandes contadores de histórias e inovadores com a visão e o talento para definir o padrão em animação para as gerações futuras.”

Em sua própria declaração, Lasseter diz: “Os últimos seis meses proporcionaram uma oportunidade para refletir sobre minha vida, carreira e prioridades pessoais. Enquanto continuo dedicado à arte da animação e inspirado pelo talento criativo da Pixar e da Disney, decidi que o final deste ano é o momento certo para começar a focar em novos desafios criativos. Estou extremamente orgulhoso do que dois dos mais importantes e prolíficos estúdios de animação conseguiram sob minha liderança e agradeço todas as oportunidades de seguir minha paixão criativa na Disney.”

Nas últimas duas semanas, muito membros da comunidade dos animadores vem pressionando a Disney para afastar Lasseter definitivamente, criando até mesmo a tag #LoseLasseter (dispense Lasseter).

John Lasseter foi um dos membros fundadores da Pixar. Seus trabalhos como diretor incluem Toy Story, Toy Story 2, Vida de Inseto, Carros e Carros 2. Quando a Pixar foi comprada pela Disney em 2006, ele foi nomeado chefe de animação dos dois estúdios, trazendo uma nova era de ouro às animações da Disney. Ele venceu o Oscar de Melhor Curta Animado por Tin Toy e um Oscar especial pela tecnologia desenvolvida para a animação de Toy Story. No entanto, nos últimos anos surgiram polêmicas de que mulheres e pessoas de outras etnias teriam menos oportunidades no estúdio. Casos como a demissão de Brenda Chapman da direção de Valente e a saída de Rashida Jones do roteiro de Toy Story 4 só reforçaram a ideia.

O estúdio ainda não anunciou um substituto para Lasseter, mas acredita-se que os favoritos sejam Jennifer Lee, diretora e roteirista de Frozen, e Pete Docter, diretor de Divertida Mente e Up – Altas Aventuras.

Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando