Inicio Destaque ESPECIAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ‘CORINGA’

ESPECIAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ‘CORINGA’

O que esperar do filme solo do Palhaço do Crime?

81
0
COMPARTILHE

Durante uma entrevista, o diretor de Coringa, Todd Phillips, disse que ao se aproximar da Warner com a ideia para o filme, ele foi sincero: “Não podemos derrotar a Marvel. É um monstruosidade gigante.” No entanto, seu discurso não foi derrotista. Já que não poderiam superar seu rival em termos de escala, o diretor viu a oportunidade: “Vamos fazer algo que eles não podem fazer.”Já que a Marvel, que é de propriedade da Disney, dificilmente faria filmes para maiores, Todd Phillips fez desse argumento o diferencial de Coringa.

O longa, que traz Joaquin Phoenix no papel do Palhaço do Crime, continua mostrando a força do gênero dos filmes baseados em quadrinhos em Hollywood atualmente. Mas não temos aqui as batalhas em grande escala, lutas ou perseguições. Em Coringa, Todd Phillips e Joaquin Phoenix tentam desconstruir o personagem.

Depois de vencer o Festival de Veneza desse ano, Coringa já entra na lista de possíveis candidatos ao Oscar e coloca Joaquin Phoenix como um peso-pesado na categoria Melhor Ator. Antes de conferir o filme nos cinemas, vamos conferir algumas curiosidades sobre o personagem e a produção que são bem interessantes.

As origens do personagem

Criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane em 1940, o persongem foi inspirado no personagem de Gwynplaine, vivido por Conrad Veidt, no filme O Homem que Ri (1928). O plano original era que o vilão morresse em sua primeira edição, mas foi poupado graças a intervenção editorial. Com o passar do anos, ele ficou conhecido como o arqui-inimigo do Batman. Apesar de não possuir poderes, o Coringa é um sociopata extremamente perigoso que vive em busca do caos. O personagem teve várias origens ao longo das décadas. Uma das mais famosas é que ele caiu dentro de um tanque de químicos que embranqueceram sua pele e o levaram a loucura.

Coringa original

Apesar de ter o selo da DC Comics, o filme do Coringa não se baseará nos quadrinhos. Em entrevista à Empire, o diretor do filme, Todd Phillips disse: “Nós não seguimos nada nas histórias em quadrinhos, e as pessoas vão ficar loucas com isso. Acabamos de escrever nossa própria versão de onde um cara como o Coringa pode vir. Isso foi o que foi interessante para mim. Nós nem estamos fazendo Coringa, mas a história de se tornar Coringa. É sobre esse homem.”

Não à Marvel. Sim à DC

Por mais que essa seja sua primeira vez em um filme baseado em quadrinhos, essa não foi a única oportunidade de Joaquin Phoenix de embarcar no gênero. Ele recusou o papel de Bruce Banner/Hulk em Os Vingadores e de Doutor Estranho no Universo Marvel. A razão é porque Phoenix não queria ficar preso a um contrato para múltiplos filmes. Quando perguntado sobre o que pensa sobre o gênero, o ator respondeu: “Eu realmente não me importo com gênero ou tamanho do orçamento, algo assim. É apenas se existe um cineasta que tem uma visão única”.

De Heath para Joaquin

Um dos fatos mais tocantes (e poéticos) sobre Coringa é a ligação entre os atores Heath Ledger e Joaquin Phoenix. Ledger, que entregou uma performance lendária que lhe rendeu um Oscar póstumo em O Cavaleiro das Trevas, era um amigo próximo de Phoenix. Isso inclusive foi uma das razões pelas quais Phoenix disse sim ao projeto. No entanto, o ator sempre disse em entrevistas que não pretendia emular o que Ledger fez no passado e que queria criar sua própria versão do personagem.

Inspirações

O filme do vilão tem como um de seus produtores o lendário diretor Martin Scorsese, e quem conhece sua filmografia vê claramente que seu estilo está impregnado no DNA de Coringa. A trama retira elementos de clássicos como Taxi Driver (1976) e O Rei da Comédia (1983), mostrando um comediante fracassado (O Rei da Comédia) que é lentamente levado à loucura pelo seu ambiente (Taxi Driver).

Transformação física

Para interpretar o Palhaço do Crime, Joaquin Phoenix perdeu cerca de 23 kg! O ator fez uma dieta especial e foi acompanhado por um médico durante o processo. Phoenix disse que a sensação de fome, frustração e cansaço causados pela dieta o ajudaram a compor o personagem. Mas apesar do sofrimento, ele também revelou ao ET Canada que a magreza o ajudou a ficar mais ágil e a compor a fisicalidade do Coringa. Contudo, a perda de peso do ator também gerou um problema para o diretor e roteirista Todd Phillips. Como Phoenix não poderia se manter tão magro por muito tempo, o diretor não poderia fazer refilmagens meses depois. Por isso, Phillips só começou a filmar quando tivesse a versão final do roteiro e pudesse gravar tudo de uma só vez.

Papéis inversos

No filme O Rei da Comédia, que foi uma das principais inspirações para Coringa, Robert DeNiro interpreta Rupert Pupkin, um comediante mal-sucedido e mentalmente instável que persegue e sequestra seu apresentador de talk show favorito, Jerry Langford, vivido por Jerry Lewis. Em Coringa, DeNiro interpreta um famoso apresentador de talk show, enquanto que Joaquin Phoenix interpreta um comediante mal-sucedido e mentalmente instável.

Universo DC?

Com Robert Pattinson já confirmado como o novo Batman, muitos se perguntam se ele um dia encontrará o Coringa de Phoenix. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Festival de Toronto, o diretor Todd Phillips afirma que o longa é um experimento e que não fará parte do universo DC: “Não está realmente conectado ao universo [DC], e está intencionalmente [desconectado]. Quero dizer, a ideia original quando fui à [Warner Bros.] com a ideia não era apenas sobre um filme, mas sobre uma marca – tipo de uma gravadora paralela à DC, onde você pode fazer esse tipo de estudo de personagem, filmes de baixa renda e baixo orçamento, onde você faz com que um cineasta entre e faça um mergulho profundo em um personagem. Então não vejo isso se conectando a nada no futuro. Acho que esse é apenas esse filme, sabe?”

Estão prontos para conferir Coringa nos cinemas?

Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando