Inicio Gênero Ação ESPECIAL: O QUE SABER ANTES DE ASSISTIR ‘SHAZAM!’

ESPECIAL: O QUE SABER ANTES DE ASSISTIR ‘SHAZAM!’

Saiba um pouco mais sobre o novo herói do universo DC.

314
0
COMPARTILHE

Parece que, depois de alguns tombos no caminho, a DC e a Warner estão dispostas a expandir e trazer novos heróis e um tom mais leve ao seu universo cinematográfico. Sua mais nova adição, Shazam!, chega aos cinemas brasileiros nessa quinta-feira (04) e não só traz seu primeiro herói “adolescente”, mas começa a nos introduzir à magia nesse universo.

Antes conferir Shazam! nos cinemas, listamos aqui alguns pontos importantes sobre o herói, sua história nos quadrinhos e os personagens ao seu redor que farão sua primeira aparição nesse filme ou que já tem presença garantida no futuro.

Origem

Por mais que Carol Danvers hoje carregue o título de Capitã Marvel, esse na verdade foi o Capitão Marvel original. Ele foi criado em 1939 por Bill Parker e C. C. Beck para a Fawcett Comics, mas em 1991, a DC adquiriu todos os direitos sobre o herói e os personagens da família Marvel. Como a Marvel Comics já possuía um personagem chamado Capitão Marvel, o herói teve que ser rebatizado de Shazam.

Por causa de sua bondade interior, o jovem órfão Billy Batson é escolhido pelo Mago Shazam para receber super-poderes e manter a paz no universo. Ao gritar “Shazam!”, Billy é atingido por um raio que o transforma em um super-herói que combina a força dos deuses gregos: Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (vigor), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mercúrio (velocidade).

Dr. Silvana

Criado em 1940, também por Bill Parker e C. C. Beck, o personagem foi o primeiro grande inimigo do Shazam nos quadrinhos. Ele era considerado o homem mais inteligente do mundo. No entanto, desolado por não conseguir salvar a vida de sua esposa, ele decide partir para Vênus, onde se casa novamente, mas também acaba perdendo sua segunda esposa. Consumido pela loucura, ele decide conquistar o mundo. Na nova versão de sua origem, o personagem é um renomado cientista que pesquisa sobre magia quando todos os métodos da ciência não foram capazes de salvar sua família. Em sua jornada, ele acaba encontrando e libertando o vilão Adão Negro, e após entrar em contato com a magia, seu corpo passa a definhar.

Adão Negro

Muitos anos antes de Zachary Levi ser escalado no papel de Shazam, Dwayne Johnson já havia sido contratado para viver seu arqui-inimigo: o Adão Negro. Assim como Billy Batson, Teth-Adam também foi detentor dos poderes do Mago Shazam. Originário do Egito Antigo e filho do faraó Ramsés II, ele foi escolhido para combater o mal sob a identidade do Adão Negro, no entanto, acabou seduzido pelo poder. Como castigo, o Mago Shazam o exilou para outra dimensão.

O Adão Negro possui poderes semelhantes ao de Shazam, mas retira sua força de divindades egípcias: Shu (resistência, vigor); Hórus (velocidade, capacidade de voo); Amon (super-força); Zehuti (sabedoria); Aton (poder) e Mehen (coragem). O personagem deve ganhar um filme solo antes de bater de frente com Shazam nos cinemas. O roteiro está sendo escrito por Adam Sztykiel (Um Parto de Viagem). Ainda não há previsão de lançamento.

Família Marvel

Mary, Freddie, Eugene, Pedro e Darla – os irmãos adotivos de Billy Batson -descobriram serem capazes de compartilharem os poderes de Billiy recebidos pelo Mago Shazam e, ao gritarem suas respectivas palavras mágicas, se transformam em versões adultas com super poderes. Mary se torna Mary Marvel, que possui poderes semelhantes ao do próprio Shazam. Freddie se transforma no Shazam Jr, que possui uma porção dos poderes de Shazam, mas quando Billy e Mary não estão usando seus poderes, Freddy detém todo o poder de Shazam. Eugene adquire poderes semelhantes aos do Shazam, com o poder adicional da tecnopatia. Pedro adquire os poderes de Shazam, mas com quantidades extras de super-força. Já a pequena Darla, ao contrário do resto da Família Shazam, continua com a mesma idade em forma super-poderosa, mas suas habilidades de velocidade são amplificadas.

Os Sete Pecados

Orgulho, Inveja, Avareza, Ira, Preguiça, Gula e Luxúria, os Sete Pecados Capitais, são demônios que surgiram pela primeira vez em 1940, na mesma edição que trouxe o Shazam e o Dr. Sivana pela primeira vez. Capturados pelo Mago Shazam há muito tempo atrás, eles foram emprisionados em estátuas de pedra. Seus poderes variam entre imortalidade, onipresença, projeção astral e a capacidade de as almas de pessoas que tem forte ligação com um dos pecados. Apesar dos poderes do Mago Shazam, essas criaturas já escaparam repetidamente de seu confinamento e causariam estragos no mundo humano, onde frequentemente batalharam contra Shazam e outros heróis da DC.

Superman

Ainda que Superman e Shazam sejam aliados nos quadrinhos, a rivalidades entre os dois nas editoras quase pôs fim ao (então) Capitão Marvel. A DC, que se chamava National Comics na época, processou a Fawcett Comics alegando que o personagem era plágio do Superman. Essa batalha judicial se encerrou em 1953 com um acordo proposto pela Fawcett, que concordou em cancelar as publicações dos quadrinhos do herói devido às baixas vendas, colocando o personagem em esquecimento por algumas décadas. Quando os personagens da Fawcett foram comprados pela DC, uma espécie de continuação dessa batalha jurídica acabou continuando nos quadrinhos, já que os dois heróis acabaram se enfrentando diversas vezes. Mas eles também se tornaram bons aliados, com ambos revelando suas verdadeiras identidades um para um outro e inclusive se unindo para combater algumas ameaças, incluindo o Adão Negro.

Preparados para conferir Shazam! nos cinemas?

Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando