Inicio Gênero Ação ESPECIAL: DEZ FILMES PARA ASSISTIR NESSE NATAL

ESPECIAL: DEZ FILMES PARA ASSISTIR NESSE NATAL

A equipe do Cinemaginando dá algumas dicas.

204
0
COMPARTILHE

santa-claus-watching-tv

Natal é uma época para festejar e apreciar aqueles ao seu redor. Seja numa grande festa com um suntuoso banquete, num pequeno jantar em família ou apenas ao lado de um ente querido, sempre é gostoso comemorar essa ocasião. Se você pretende passar um Natal bem caseiro e quer assistir a um filme sobre o tema, a equipe do Cinemaginando separou algumas dicas que vão do drama, comédia e até mesmo ação para agradar o gosto de todos.

DICAS DA CAMILA

Férias Frustradas de Natal

christmas-vacation

Clark Griswold é a definição de homem de família e um apaixonado por Natal e tradições. Mas quando seus pais, seus sogros e seu inconveniente primo Eddie decidem visitá-lo no Natal, sua paciência e a de sua família serão levadas ao limite. Família reunida, casa cheia, bagunça, barulho. Quem nunca passou por isso? Por essas e outras razões, Férias Frustradas de Natal é um filme com o qual qualquer um pode se identificar. Pessoalmente falando, eu já passei por várias das situações mostradas no filme, mas acima de tudo, vejo meu próprio pai na figura atrapalhada e adorável de Clark Griswold. Para mim, esse filme é obrigatório em todo Natal.

A Loja da Esquina

the-shop-around-the-corner

Nesse clássico dirigido por Ernst Lubitsch, acompanhamos os empregados de uma pequena loja de departamentos. Lá, conhecemos Alfred, um dos melhores e mais leais empregados, e Klara, a novata. A princípio, eles não se entendem muito bem, mas o que eles não sabem é que são amigos de correspondência um do outro. Achou familiar? Pois é, esse filme serviu de inspiração para a comédia romântica Mensagem Para Você, com Tom Hanks e Meg Ryan. Indico a versão de 1940 pelo charme e carisma de James Stewart e Margaret Sullavan nos papéis principais e pelo bom roteiro do filme, que nos permite conhecer cada um dos funcionários e nos envolvermos com suas histórias. Um clássico que merece ser conferido.

O Grinch

the-grinch

Esse é um filme que não resisto assistir na época do Natal. Nessa adaptação do clássico do Dr. Seuss, acompanhamos os habitantes da pequena Quemlândia, que são verdadeiros apaixonados pelo Natal. Mas na montanha próxima à cidade vive o Grinch, uma criatura mesquinha que odeia o Natal tanto quanto os habitantes da cidade e cria um plano para pôr fim às festividades. O filme tem uma maquiagem impecável e nos oferece uma nova visão aos Quem que não víamos na versão animada. Mas minha maior razão para indicar esse filme é a performance de Jim Carrey, que abraça a persona do Grinch e o torna detestável e adorável ao mesmo tempo. Também não posso deixar de mencionar o incrível trabalho de Guilherme Briggs na versão dublada do personagem, que ficou tão maravilhosa quanto à versão original.

DICAS DO DANIEL

Esqueceram de Mim

home-alone

Uma família planeja passar o Natal em Paris, porém acabam esquecendo em casa uma coisa muito importante: Seu filho! Kevin (Macaulay Culkin) é um garoto de apenas oito anos que obrigado a viver sozinho em casa, e para piorar, ele tem ainda tem que defender sua casa de dois atrapalhados ladrões. Acho que todo mundo já viu esse filme passando na TV. Esse clássico da década de 90 marcou toda uma geração de crianças e adultos. Macaulay Culkin era o menino de Ouro de Hollywood e até hoje as cenas que Kelvin arma toda a casa para lutar contra os ladrões me fazem lembrar da minha infância.

Um Herói de Brinquedo

jingle-all-the-way

Howard Langson (Arnold Schwarzenegger) é um homem de negócios que, devido ao trabalho, não consegue ser um pai presente na vida filho. Depois de mais uma ausência, Howard tenta compensar seus erros prometendo ao menino que lhe dará qualquer coisa que ele peça no Natal. O garoto então pede o brinquedo que todas as crianças querem ter: “Turbo Man”. Porém, na já véspera de Natal, o boneco está esgotado em todas as lojas. Começa então sua atrapalhada missão para cumprir a promessa, se metendo em várias confusões para comprar o tão sonhado brinquedo. Arnold Schwarzenegger é um dos caras mais carismáticos de Hollywood, e eu sempre me divirto em vê-lo atuando fora de filmes de ação. Aqui, em Junior ou em Um Tira no Jardim de Infância, nós o vemos mostrando sua faceta para comédia. O ato final desse filme, que é uma batalha entre Turbo Man e o vilão Dementor, em meio um desfile de Natal em dos momentos mais divertidos do filme.

DICAS DO THIAGO

Duro de Matar

die-hard

Um filme natalino de ação talvez seja uma das coisas mais inusitadas de se ver, principalmente no final dos anos 80. Mais incomum do que isso, na época, talvez seja um protagonista que não é um bombadão estilo Stallone ou Schwarzenegger. John McClane, interpretado por Bruce Willis, é apenas o cara errado na hora errada. O acaso lhe deu a sorte de ser policial e ter um mínimo de preparo para encarar o perigo que caiu em seus pés sem aviso. Ele se machuca, sangra, chora, ele só quer voltar pra casa e passar o Natal com a família.

O Estranho Mundo de Jack

nightmare-before-christmas

Uma das mais memoráveis animações em stop-motion, também choca gêneros quando para falar de Natal se utiliza do bizarro mundo dos mortos. Na época, início dos anos 90, a fórmula visual do produtor Tim Burton ainda era novidade, e toda sua estética gótico-expressionista para os cenários e os personagens saltavam aos olhos das crianças, que se apaixonavam pelas criaturas menos fofas do cinema.

DICAS DO GIL

Os Fantasmas de Scrooge

a-christmas-carol

Uma animação mais sombria sobre o Natal, onde Jim Carrey interpreta o rabugento Ebenezer Scrooge nesse clássico de Charles Dickens. Seguindo a mesma e famosa fórmula apresentada em outras versões, Scrooge é um senhor desagradável que espalha infelicidade ao seu redor. Na noite de Natal, ele é visitado por três fantasmas que mostrarão os erros do passado, o mundo em seu presente e as consequências de suas ações no futuro. O diretor Robert Zemeckis conseguiu achar o tom e o visual certo nessa adaptação de Um Conto de Natal e Carrey, que interpreta também os três fantasmas, entrega uma ótima performance

Sobrevivendo ao Natal

surviving-christmas

Nesta comédia de 2004, acompanhamos um rico empresário que está cansado de passar o Natal sozinho. Ele decide retornar à casa onde cresceu, na esperança de recuperar o espírito natalino, e paga a família que mora lá para fingir ser sua família durante as festas. Sim, Ben Affleck esta insuportável nesse filme, mas nessa comédia, seu personagem leva você a conhecer outros personagens que são mais interessantes ou pelos menos engraçados. No fim, o filme traz uma simples mensagem de uma pessoa que, ao se ver desesperada em ter “um Natal normal”, descobre que esse ideal não existe.

DICA DA EQUIPE

A Felicidade Não se Compra

its-a-wonderful-life

Esse não só é um clássico absoluto do Natal, mas do cinema. O filme acompanha a vida de George Bailey, um homem simples de uma cidade pequena que depois de vários infortúnios chega ao seu limite e tenta cometer suicídio na noite de Natal. Mas ele é impedido por um anjo que tenta lhe mostrar o quanto ele é amado e o impacto que ele teve na vida de todos na cidade. O filme em si é uma belíssima história sobre amor e amizade, mas é a performance do lendário James Stewart que faz com que George Bailey seja uma figura querida não apenas para os demais personagens do filme, mas também do público. Esse clássico completa 70 anos em 2016, mas continua tocando os corações de quem quer que o assista.

 

Aproveite as dicas e tenha um Feliz Natal.

Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando
Anuncie no Cinemaginando