
Quatorze anos após a estreia de Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, a franquia estrelada pelo infame Capitão Jack Sparrow continua bem viva nos cinemas e segue rumo ao seu quinto filme. Antes de correr para o cinema e conferir Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar, que tal conferirmos algumas curiosidades sobre essa adorada franquia?
Spielberg na direção?
Quando o roteiro do filme começou a ser escrito nos anos 90, o diretor Steven Spielberg se interessou pelo projeto e considerou colocar Bill Murray, Steve Martin ou Robin Williams no papel do Capitão Jack Sparrow. No entanto, a Disney manteve o projeto na geladeira por mais alguns anos e Spielberg partiu para outros projetos.
Hugh Jackman
O roteirista Stuart Beattie, que passou anos tentando convencer a Disney a fazer o primeiro filme, confessou ao Pop Tarts que escreveu o Capitão Jack Sparrow pensando em Hugh Jackman para o papel (Hugh JACKman, entendeu?). Mas como o ator australiano ainda não era conhecido em Hollywood – já que a franquia X-Men não havia sido lançada – o estúdio optou por alguém mais famoso.
Robert De Niro
O ator chegou a ser procurado pela Disney para interpretar Jack Sparrow, mas De Niro recusou a oferta devido ao terrível histórico de filmes de piratas nas bilheterias até então. No entanto, quando viu que a franquia foi bem-sucedida, o ator se arrependeu e chegou a interpretar o Capitão Shakespeare em Stardust – O Mistério da Estrela.
Criando Jack Sparrow
Que Jack Sparrow é um pirata único, todo mundo sabe. Mas se dependesse de Johnny Depp, ele seria ainda mais bizarro. O ator sugeriu que o personagem não tivesse nariz (!) e tivesse medo de coisas como gripe e pimenta. Sua interpretação embriagada também não foi tão bem recebida pelos produtores, que consideraram demitir Depp. No entanto, o diretor Gore Verbinski e o produtor Jerry Bruckheimer defenderam o trabalho do ator. Depp também teve grande participação na criação do visual do personagem, que ficou bem diferente da ideia original (foto).
Zoe Saldana
A atriz é hoje conhecida como a Miss Universo dos cinemas graças aos seus papéis nas franquias Avatar, Star Trek e Guardiões da Galáxia, mas você lembrava que ela também esteve em Piratas do Caribe? Saldana interpretou a pirata Annamaria no primeiro filme, no entanto, sua experiência não foi das melhores. A atriz afirmou que a produção do filme a fez sentir insignificante e ela quase abandonou a carreira de atriz por causa disso. Ainda bem que isso não aconteceu!
Orçamento salgado!
O terceiro filme da franquia, Piratas do Caribe – No Fim do Mundo, atualmente integra a lista dos filmes mais caros já produzidos. Feito pela “bagatela” de US$ 300 milhões (!), o longa foi mais caro que os três filmes da saga O Senhor dos Anéis combinados!
Surpresa!
O retorno de Geoffrey Rush como Barbossa ao final do segundo filme não foi colocado no roteiro para que a surpresa dos atores fosse autêntica. No dia da filmagem, os produtores disseram que a pessoa que desceria a escada seria Annamaria (Zoe Saldana), fazendo com que a reação de choque dos atores fosse autêntica.
De Brand a Salazar
Originalmente, Christoph Waltz foi a escolha original da Disney para o papel do vilão principal de Piratas do Caribe 5, que se chamaria Capitão Brand. No entanto, Waltz foi forçado a desistir do papel devido a conflitos de agenda. Com a contratação do espanhol Javier Barden, o personagem teve seu nome trocado para Capitão Salazar.
Família do rock
Após o lançamento do primeiro filme, Johnny Depp revelou que sua inspiração para os trejeitos de Jack Sparrow foi o roqueiro Keith Richards, do Rolling Stones. Richards depois foi escalado no papel do pai de Jack e apareceu no terceiro e quarto filmes. No quinto filme, seremos apresentados ao tio de Jack Sparrow, que será interpretado pelo lendário ex-Beatle Paul McCartney.